Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Mais de mês sem escrever, parei uma semana antes de passar 8 dias no Brasil no fim de Março. A primeira passagem desde que cheguei....foi rápida, carregada de uma grande ansiedade de rever amigos e a familia...e de querer ver tantas pessoas e fazer tantas coisas...que faltou qualidade em alguns encontros...mas a lição já foi aprendida...espero!

Na volta para o Haiti os dias estão sendo de muito trabalho...muito mesmo! E como queria manter um nível de postagens legais aqui no blog...fiquei pra trás...vou tentar voltar a postar mais coisas.

Tenho buscado "ver" as coisas aqui por um outro olhar, buscando não julgar através de comparações com os nosso moldes de sociedade....pois a relação dos haitianos com a natureza, as relações sociais, os valores, são diferentes dos nossos ,não podem ser simplismente confundidos como um povo primitivo ou atrasado, embora esse rótulo seja bastante nítido ao se deparar com as coisas mais simples no dia-a-dia.


Ando lendo o livro do Moçambicano Mia Couto "E se Obama Fosse Africano?", que traz em alguns dos textos justamente essa experiência que ele teve em seu trabalho como biólogo com algumas barreiras culturais....como o simples significado de uma palavra, ora ausente do vocabulário, do entendimento de algumas tribos de lá ora com significação que levam para outras relações (homem x natureza.


Num dos trabalhos que tive nesse mês, visitei mais de trinta casas, barracos, cabanas. Foi uma experiência diferente, que ajuda a compreender mais dessa cultura. Casas de gente simples, muitas sem divisórias...quase todas sem banheiro, luz elétrica e a grande maioria com a cozinha do lado de fora das casas...Cozinha?? Na verdade uma espécia de cabana com telhado palha, sem parades...onde preparam a comida quase no chão....usando carvão, água encanada?? Por esses lados aqui é luxo....desde as 5 da manhã você já encontra os pequenos carregando galões de água na cabeça!


Bom, voltei a escrever...
...uma boa semana...




" Em Rigor, não existem coisas belas. Para ser bela, a "coisa" deixa de ser coisa. Passa a ser entidade viva, passa a ser parte da vida. Porque ela só é bela enquanto produtora de sentimento de beleza. Só é bela enquanto nos fala e nos conduz secretamente para reavivar uma relação de parentesco com o universo." Mia Couto - E se Obama fosse Africano? - Página60


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário